Perguntas Frequentes

Que documentos necessito para viajar?

Para voos domésticos basta ser portador do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão válido. Todas as crianças, independentemente da idade, deverão ser portadoras dos mesmos documentos que os adultos. As cédulas não são consideradas documentados válidos. Para voos dentro do espaço Schengen, se o passageiro tiver nacionalidade Portuguesa, o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão é o documento apropriado para realizar a viagem. Para todos os outros países será necessário ser portador de passaporte, com uma validade mínima de 6 meses a partir da data de regresso. Em alguns países é necessário solicitar um visto antes de chegar ao destino.

 

Quem é responsável por ter esta documentação?

A PANORAMA VIAGENS informará no ato da reserva sobre os procedimentos específicos necessários para realizar uma determinada viagem (passaporte, CC/BI, vistos, certificados de vacinas, etc.). O cliente tem a responsabilidade e o dever de cumprir estes procedimentos. O cliente não terá direito a receber qualquer reembolso no caso de lhe ser negado o embarque por não apresentar os documentos exigidos (passaporte, BI, vistos, certificados de vacinas, etc.). O passageiro é o único responsável por ter a documentação necessária para viajar.

Caso um menor não viaje na companhia de quem exerça o poder paternal, terá que exibir uma autorização para o efeito, conforme a legislação em vigor.

Consideramos este aviso suficiente pelo que não nos responsabilizamos por eventuais falhas que levem a uma anulação da sua viagem com prejuízos que podem atingir os 100%.

 

Como funciona o Bilhete Eletrónico? Tem alguma vantagem?

Um bilhete eletrónico está registado direcamente no sistema informático da companhia aérea. O cliente não necessita de nenhum documento justificativo para a sua viagem. Basta apresentar no balcão de check-in do seu voo, o seu documento de identificação pessoal válido (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte) e receber o cartão de embarque.

O bilhete eletrónico permite-lhe viajar com toda a tranquilidade e segurança, uma vez que o risco de roubo ou extravio do bilhete deixou de existir, por não haver documento físico.

No entanto, a PANORAMA VIAGENS, irá facultar-lhe, por e-mail, um ficheiro com o código da reserva, horários e indicação do nº dos voos.

 

Posso cancelar um voo depois de ter comprado o bilhete?

Os cancelamentos são permitidos. No entanto, e conforme as regras da tarifa comprada, poderá ter lugar a reembolso ou não. Todavia, nunca haverá reembolso total da tarifa

adquirida, uma vez que as companhias aéreas cobram uma taxa de processamento de reembolso variável. A PANORAMA VIAGENS cobrará uma taxa adicional pelo reembolso no valor de 10€ por passageiro.

 

Posso alterar uma reserva?

As alterações são permitidas na generalidade das companhias aéreas. No entanto, as companhias aéreas cobram uma taxa de processamento de alteração de reserva variável. A PANORAMA VIAGENS cobrará uma taxa adicional pela alteração no valor de 5€ por passageiro.

Informamos ainda que, dependendo da tarifa adquirida, a companhia aérea pode não permitir a realização de qualquer alteração.

 

Como se processa a entrega da documentação de hotéis e pacotes turísticos?

Os documentos relativos aos transfers do aeroporto para o alojamento, vouchers de hotel, entre outros, serão enviados por email. Estes deverão ser impressos e, respetivamente, entregues ao prestador do serviço de transfer e na receção do hotel, no ato do check-in.

Caso deseje receber a documentação fisicamente, a PANORAMA VIAGENS, tem o direito de cobrar 10€ para entregas na zona de Lisboa e Grande Lisboa.

Para outras localidades, além da taxa de 10€ da Agência, a entrega será feita via CTT Expresso, valores estes a cobrar de acordo com a tabela de preços dos CTT, considerando o local do destinatário.

 

Posso cancelar uma reserva de hotel depois de a ter pago?

Sim, no entanto, a unidade hoteleira em questão, aplicará a sua política de cancelamento de reservas.

Acresce a taxa de serviço de cancelamentos da PANORAMA VIAGENS.

 

Posso alterar uma reserva?

Sim, no entanto, a unidade hoteleira em questão, aplicará a sua política de alteração de reservas. Deverá ter em conta que para além da despesa de alteração da PANORAMA VIAGENS, o valor da estadia poderá variar de acordo com a época na qual pretende fazer a nova reserva.

 

Poderão ocorrer mudanças na minha viagem?

Sempre que existam razões alheias que o justifiquem, o operador turístico poderá alterar a ordem dos percursos, modificar as horas de partida ou substituir qualquer dos hotéis previstos por outros de categoria e localização similar. Se circunstâncias imprevistas obrigarem a suspender quaisquer viagens, os clientes terão sempre direito ao reembolso das quantias pagas.

 

Porque é que o preço final da minha viagem foi alterado?

Os preços mencionados nos programas estão baseados nos custos dos serviços e taxas de câmbio em vigor à data da sua publicação no site, pelo que estão sujeitos a alterações que resultem de variações no custo dos transportes ou do combustível, de direitos, impostos, taxas e flutuações cambiais. Sempre que se verifique uma alteração ao preço da viagem, o cliente será imediatamente informado e poderá aceitar o aumento verificado ou anular a sua inscrição.

Subscreva já a nossa newsletter!

Caso deseje esclarecer dúvidas peça mais Informações

Consulte aqui alguns Sites e Informações úteis

Em cumprimento da lei nº 144/2015 informamos que para a resolução de conflitos de consumo deve ser contactada a comissão arbitral do Turismo de Portugal www.turismodeportugal.pt

Panorama de Destinos Unipessoal, Lda. | RNAVT 5491 | © 2023 Todos os Direitos Reservados | Powered by OPTIGEST